Tudo sobre o Brasil

Análise da Política Atual

Eleger representantes qualificados – prefeitos e vereadores –, para que administrem a cidade de forma adequada, logo, isso é de vital importância para que o município em questão cresça e se desenvolva, porém, nas cidades do interior do Brasil a população nem sempre pensa da mesma maneira.

É fato que não só as capitais do país sofrem com a má gestão, mas, as pequenas cidades do interior acabam sofrendo outros agravantes, os quais valem ressaltar aqui.

A politicagem é a maior vilã nesse contexto. Politicagem nada mais é do que uma forma inescrupulosa, que visa ao benefício individual ou coletivo de membros políticos ou aliados, e é uma das principais responsáveis pelas más gestões, que acabam prejudicando a cidade em questão em vários aspectos.politicos-no-brasil

A exemplo disso se tem um caso que força essa tese. Na cidade Tabocas do Brejo Velho – na Bahia –, no ano de 2000 o prefeito em exercício Martiniano Gonçalves após não conseguir a reeleição, revoltou-se e tomou medidas das quais ninguém esperava.

O prefeito vendeu a maioria dos automóveis da prefeitura e equipamentos médicos e fugiu, deixando dividas no comércio, crianças sem transporte escolar e os salários dos servidores atrasados. Sem receber, os funcionários da rede municipal pararam de trabalhar, inclusive a área da saúde – deixando a população sem assistência médica – e também a área da limpeza – deixando o lixo acumulado nas ruas.

debates-politicosDiante disso, o fato mais preocupante, é que, no interior, a própria população acaba cooperando com esses acontecimentos. O povo acaba utilizando o velho discurso, de que todo político é ladrão, e muitas vezes, ou se desinteressam em participar da política, ou acabam utilizando essa “tese” como desculpa para ser beneficiado por algum candidato. Afinal, quem nunca ouviu a frase: “eu só voto se me der alguma coisa”?

Assim, muitos eleitores – não todos, é claro –, acabam preferindo compensações individuais, seja com compras de votos das pessoas menos favorecidas – ou não – financeiramente, seja beneficiando empresários – diretamente ou indiretamente através do dinheiro. Assim ao invés de pedir em troca do voto uma boa administração para toda a cidade, acabam preferindo privilégios próprios. Isso é lamentável e mostra o atual cenário político em que vivemos atualmente.

Infelizmente, a grande maioria de casos de compras de votos não são provados, assim, a impunidade continua prevalecendo.

Muitas pessoas já estão descrentes na política e acabam preferindo algum benefício do candidato em troca do voto. Mas como um candidato poderá compensar todos os seus eleitores, se não através de uma boa administração?

O defeito está além dos políticos, ou seja, não é só o político eleito o problema, mas quem o colocou lá.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Scroll To Top